Bia Haddad perde na terceira rodada do Australian Open

A tenista Bia Haddad foi eliminada do Australian Open na manhã de hoje — colocando fim à principal chance brasileira de um título no torneio.

Bia foi derrotada pela russa Maria Timofeeva na terceira rodada do campeonato, depois de ter vencido outra russa na segunda rodada.

A russa venceu com dois sets diretos: 7 a 6 no primeiro set, com um resultado de 9 a 7 no tie-break, e 6 a 3 no segundo set.

Bia Haddad começou a partida bem, vencendo os nove primeiros pontos e abrindo uma vantagem de 3 games a 0 com a russa. Mas Timofeeva se recuperou depois de conseguir a quebra do quinto game e virou o jogo, ganhando o primeiro set no tie-break.

O segundo set foi ruim para a brasileira, que já começou perdendo seu serviço. A russa chegou a abrir uma vantagem de 5 a 1 para a brasileira, que esboçou uma reação no final, mas acabou não conseguindo virar a partida.

Dada a campanha de Bia no ano passado, a tenista era considerada a principal chance brasileira de um título no torneio simples. Outro brasileiro que já foi eliminado é Thiago Wild, que perdeu logo na primeira rodada.

A derrota de Bia foi inesperada. Enquanto a brasileira é a número 10 do ranking da WTA, a russa estava na posição 170.

Timofeeva teve que passar por três qualificatórias para chegar a primeira rodada. Agora, vai enfrentar nas oitavas de final a ucraniana Marta Kostyuk, a número 37 do mundo.

Para Bia Haddad, sua campanha no Australian Open não foi ruim. Foi a primeira vez que a tenista conseguiu chegar na terceira rodada do torneio, o que vai garantir a ela um prêmio em dinheiro de US$ 172 mil.

Mas para o Brasil, a saída precoce é uma decepção.

Na Era Aberta do tênis — o período a partir de 1968 — o Brasil nunca conseguiu chegar a uma oitava de final no simples. A melhor campanha até então havia sido a de Gustavo Kuerten, que também foi eliminado a terceira rodada em 2004.

Maria Esther Bueno foi vice-campeã do torneio em 1965, ainda na fase amadora do esporte.

Apesar da derrota, Bia Haddad não está se despedindo do torneio. Ela ainda vai disputar a segunda rodada da categoria de duplas feminina ao lado da americana Taylor Townsend.

As duas enfrentam a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich e a russa Anna Blinkova ainda nesta sexta-feira.

Esta foi a quinta vez que Bia Haddad disputou a chave principal simples de um Australian Open. A tenista era a cabeça de chave número 10.

Compartilhe nas suas redes:

Receba o Brasil Tênis no seu email
A melhor cobertura dos torneios de tênis, além de curiosidades e bastidores do esporte.

×