Aryna Sabalenka vence o Australian Open 2024

A bielorrussa Aryna Sabalenka venceu o Australian Open 2024, derrotando a chinesa Qinwen Zheng na quadra dura de Melbourne e conquistando seu segundo Happy Slam.

A disputa terminou em 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, e durou 1 hora e 16 minutos.

Sabalenka dominou praticamente toda a partida, quebrando um serviço da chinesa no primeiro set e dois no segundo. 

Mas a vitória não veio fácil: no segundo set, quando a partida estava em 5/2, Zheng salvou quatro match points e chegou a ficar com um break point — que Sabalenka salvou com um ace.

Com a vitória de hoje, a número 2 do mundo chega a marca de quatorze vitórias consecutivas no Australian Open com uma campanha espetacular. Ela não perdeu nenhum set em suas partidas no Australian Open deste ano.

A tenista se tornou a quinta a conquistar o torneio sem perder nenhum set, entrando para um grupo composto por Serena Williams, Maria Sharapova, Ashleigh Barty e Lindsay Davenport.

A última vez que uma tenista havia conquistado dois títulos consecutivos do Australian Open foi em 2013, quando Victoria Azarenka venceu seu segundo título do Happy Slam.

Para Zheng, a derrota foi especialmente dura, dado a importância dessa final para seu país. 

Foi a primeira vez nos últimos dez anos que uma chinesa chegou a final de um Grand Slam, depois que Na Li ganhou o Australian Open em 2014.

Apesar da derrota, Zheng fez uma campanha memorável no torneio e garantiu sua entrada no top 10 do ranking da WTA, subindo cinco posições.

“Eu sei esse sentimento, é realmente difícil perder numa final, mas você é uma jogadora incrível, e você é muito jovem e ainda vai estar em muitas outras finais e vai conseguir vencer,” Sabalenka disse para Zheng no final da partida.

Sabalenka também dedicou a vitória no Australian Open 2024 a sua família.

“Eu amo vocês muito e vocês são minha maior motivação. Tudo que eu estou fazendo, estou fazendo por vocês,” disse ela. “Tem sido semanas incríveis e eu não me imaginava levantando esse troféu mais uma vez.”

Leia também >> Sabalenka chega a sua segunda final do Happy Slam

O técnico de Sabalenka Anton Dubrov disse em entrevistas que a consistência e sucesso de Sabalenka tem a ver com o fato dela sentir que tem controle da situação.

A tenista trabalhou com um especialista em biomecânica para ajudá-la a afinar aspectos técnicos de seu jogo e para lhe dar mais clareza sobre o jogo, disse o técnico.

“Se acontece dela errar um golpe, ela sabe exatamente o porque e o que fazer a respeito disso. Isso dá a ela esse senso de controle.”

Com isso, disse ele, em vez de perder os nervos quando alguns pontos dão errado, ela é capaz de voltar a sua rotina e retomar seu ritmo.

Compartilhe nas suas redes:

Receba o Brasil Tênis no seu email
A melhor cobertura dos torneios de tênis, além de curiosidades e bastidores do esporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×