No primeiro dia de confronto entre os Estados Unidos e a Ucrânia pelas qualificatórias da Copa Davis — a Copa do Mundo do tênis masculino — os americanos saíram na frente por 2 a 0.
Na primeira partida, do americano Sebastian Korda contra o ucraniano Oleksii Krutukh, Korda venceu por dois sets a um, com parciais de 6/3, 6/7 e 6/4. A partida durou 2 horas e 12 minutos.
Korda é o número 33 do ranking, enquanto Krutukh está na posição 342.
No segundo jogo, entre o americano Christopher Eubanks e o ucraniano Viacheslav Bielinskyi, Eubanks venceu por dois sets a zero: 6/3 e 6/4.
A diferença no ranking dos dois eram maior: Eubanks — que estava estreando na Copa Davis — é o número 32 do ranking da ATP, enquanto Bielinskyi é o número 498.
Eubanks substituiu Taylor Fritz, o número 9 do mundo, que sofreu uma lesão no quadril e não pode competir.
Por conta da guerra na Ucrânia, o confronto aconteceu na Lituânia, uma sede neutra. Amanhã estão marcados outros dois jogos — um simples e um em dupla. Caso a Ucrânia vença os dois, haverá uma terceira partida, de simples, para desempatar.
Caso os EUA vença o primeiro jogo, de duplas, o confronto já será definido, sem a necessidade da partida seguinte. Nas duplas, os americanos Austin Krajicek e Rajeev Ram vão enfrentar Illya Beloborodko e Vitaliy Sachko.
O jogo seguinte será entre Eubanks enfrentará Krutykh — e, caso haja empate, o quinto jogo será entre Korda e Bielinskyi.
No sábado e domingo, a mesma arena que está abrindo as partidas dos EUA contra a Ucrânia vai ser usada para a disputa entre a Lituânia e a Geórgia.