Simona Halep tem banimento por doping suspenso. Entenda o caso

Simona Halep — a tenista romena que já foi a número 1 do mundo — vai finalmente poder voltar às quadras.

Depois de ter sido sentenciada por um tribunal independente da International Tennis Federation (ITF) a um banimento de quatro anos por doping, Halep teve seu recurso aceito pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).

Com isso, sua pena foi reduzida para apenas 9 meses, com a contagem começando em 7 de outubro de 2022, quando ela foi acusada pela primeira vez. O período de banimento, portanto, já terminou em 6 de julho de 2023, e Halep vai pode voltar a disputar torneios do circuito profissional imediatamente. 

Depois da sentença, Halep disse que “sua confiança no sistema foi testada pelas alegações escandalosas que fizeram contra mim e os recursos aparentemente ilimitados que foram direcionados contra mim. Mal posso esperar para voltar ao tour.”  

Já a Agência Internacional de Integridade do Tênis disse que “um elemento essencial do sistema anti-doping é a habilidade do tenista de apelar da decisão, e o ITIA respeita tanto seu direito de fazer isso como o resultado final.”

Simona Halep havia sido banida depois de testar positivo para uma das substâncias proibidas pela regulação da agência, o Roxadustrat, durante sua participação no US Open daquele ano. 

A tenista havia se defendido dizendo que havia ocorrido uma contaminação não intencional em sua bebida — uma tese que a TAS aceitou. 

Segundo a decisão do TAS, a tenista também terá direito de receber uma indenização de 21 mil euros. 

LEIA TAMBÉM

As melhores raquetes de tênis em 2024

As 10 melhores raquetes de tênis para iniciantes

Compartilhe nas suas redes:

Receba o Brasil Tênis no seu email
A melhor cobertura dos torneios de tênis, além de curiosidades e bastidores do esporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×