Numa batalha de 2h40, Thiago Monteiro derrotou o sérvio Miomir Kecmanović, garantindo uma vaga para as oitavas de final do Masters 1000 de Roma — um feito histórico para um brasileiro, que não acontecia desde 2016.
A última vez que um brasileiro chegou nas oitavas de um torneio desse nível foi em 2016, quando Thomaz Bellucci chegou às oitavas também em Roma.
Monteiro venceu a partida de hoje contra Kecmanović (o número 58 do mundo) por dois sets a um, com parciais de 6/2, 4/6 e 7/6 (5).
Essa é a melhor campanha da carreira de Monteiro, que está ganhando temporariamente 22 posições no ranking ATP, subindo para a posição 84 do ranking.
Depois da partida, Monteiro disse que foi “uma batalha difícil, contra um adversário muito bom.”
“Ele é um jogador muito agressivo. No final a decisão foi ponto a ponto, com um pouco de sorte,” disse o brasileiro.
Com a vitória de hoje, Monteiro acumula seis vitórias nessa temporada contra tenistas melhor ranqueados do que ele, desde sua campanha no Masters de Madri, onde chegou a derrotar o número 7 do mundo, o grego Stefanos Tsitsipas.
Monteiro disse que “todo trabalho duro está se pagando. É uma questão de acreditar no meu jogo. Comecei a acreditar mais e jogar meu jogo. Num dia bom, acho que posso competir com qualquer um do circuito.”
Na partida de hoje, o brasileiro também se beneficiou de jogar com a plateia a seu favor. Com o estádio lotado, o segundo principal do complexo, Monteiro teve o apoio dos torcedores durante todo o jogo.
No final, ele até brincou que não sabia se estava jogando no Rio Open ou em Roma.
Na próxima partida, Monteiro vai enfrentar o vencedor da partida entre o americano Ben Shelton e o chinês Zhang Zhizhen. Se vencer, ele poderá enfrentar Novak Djokovic nas quartas de final.
Deixe um comentário