João Fonseca venceu mais uma partida no Challenger 75 de Lyon, avançando para as quartas de final do torneio e ganhando pontos importantes para sua classificação no Next Gen ATP Finals.
O brasileiro de 18 anos — número 149 do mundo — venceu o francês Kyrian Jacquet por dois sets a zero, com parciais de 6/4 e 6/4. A partida durou 1 hora e 11 minutos.
Com a vitória, Fonseca vai enfrentar nas quartas de final o espanhol Martin Landaluce, número 164 do mundo e que também tem apenas 18 anos.
O confronto terá uma importância adicional.
Fonseca está hoje na sétima posição do ranking de classificação para o Next Gen ATP Finals, o torneio que reúne os sete tenistas melhor ranqueados da temporada com menos de 21 anos, mais um convidado.
O oitavo colocado é justamente Landaluce, que tem 360 pontos hoje, contra 399 de Fonseca. Se Landaluce vencer o torneio, ele conseguiria ultrapassar Fonseca. Se perder na final, ele ainda ficaria atrás do brasileiro com 392 pontos.
Fonseca e Landaluce já se enfrentaram uma vez no circuito juvenil em 2022, com vitória para o espanhol. Ambos, tiveram um bom histórico no juvenil, vencendo o US Open da categoria e liderando o ranking (Fonseca no ano passado e Landaluce em 2022).
Com a vitória, Fonseca está ganhando 12 pontos no ranking e subindo três posições temporariamente, para a 146 do mundo, o melhor ranking de sua carreira.