Mais um tenista do topo do ranking foi pego no anti-doping.
Depois de Jannik Sinner testar positivo para uma substância proibida, e gerar polêmica no mundo do tênis, foi a vez de Iga Swiatek — a número 2 do mundo e vencedora de cinco Grand Slams — passar pela mesma situação.
Swiatek foi pega no exame anti-doping em agosto e recebeu uma suspensão de um mês. A polonesa testou positivo para a substância trimetazidina, um medicamento para o coração conhecido como TMZ.
Apesar do teste ter ocorrido em agosto, o anúncio só foi feito hoje pela Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA).
Swiatek testou positivo quando não estava competindo e a ITIA aceitou a justificativa da tenista, que disse que a contaminação não foi de proposito e foi causada por um medicamento sem receita que ela estava tomando por conta de problemas de sono e jet lag, a melatonina.
Com isso, a ITIA determinou que o nível de culpa de Swiatek estava na “extremidade mais baixa da faixa de nenhuma falha ou negligência significativa.”
Swiatek já tinha sido suspensa provisoriamente entre os dias 22 de setembro e 4 de outubro, deixando de participar de três torneios. Agora, ela terá que ficar mais oito dias suspensa, podendo voltar a jogar já no começo da próxima temporada.
Swiatek também teve que devolver a premiação do Masters de Cincinnati.
Deixe um comentário