Numa entrevista ao site Flaunt, Aryna Sabalenka — a número 1 do mundo — refletiu sobre as dificuldades do tênis e disse que a lição mais difícil que existe é “aprender a perder.”
“Na maioria das vezes eu perco. E a primeira reação é que você não aceite a derrota e se comporte como uma bruxa. Aprender a perder e ainda ser uma boa pessoa e entender que é só um momento é muito difícil,” disse ela.
“Sou a número 1 do mundo, mas só ganhei quatro títulos no ano passado. É importante continuar aproveitando a vida mesmo quando você não está tendo o sucesso que gostaria de ter nas quadras.”
Na entrevista, Sabalenka também falou sobre a importância em conseguir se desconectar e ter prazer nas pequenas coisas do dia a dia.
“Sou muito competitiva e sou agressiva na quadra. Para isso, você tem que estar em guarda, o que é muito difícil de controlar, sendo assim o dia todo. Quando não estou em treinamento, estou apenas tentando fazer coisas que me trazem alegria.”
“Às vezes é só ir a uma cafeteria e tomar um café. Você simplesmente aproveita o lugar, senta com sua bebida, olha o Instagram e faz algo bobo. Desligando. Isso é muito importante.”
Sabalenka disse ainda que quando se alcança o nível que você sonha estar, “apesar dos sacrifícios e traumas, você olha para trás e se sente muito grata.”
“Essa é a melhor sensação. Isso me faz entender que fiz a coisa certa durante toda a minha vida. Não foi uma perda de tempo.”