Simona Halep — ex-número 1 do mundo e campeã de Roland Garros e Wimbledon — anunciou hoje sua aposentadoria, encerrando uma carreira de sucesso marcada no final por uma acusação de doping.
A romena de 33 anos fez o anúncio depois de perder na estreia do WTA 250 de Cluj-Napoca, em sua terra natal, por um duplo 6/1.
A derrota foi para a italiana Lúcia Bronzetti, número 72 do mundo.
“Tomei essa decisão porque preciso ser realista com meu corpo. Fui número 1 do mundo e ganhei Grand Slams, como eu sonhava quando criança. Mas existe vida após o tênis e, para jogar em alto nível, é preciso muito mais. Por isso estou parando,” disse a tenista.
Halep foi número 1 do mundo em 2017 e se manteve no topo do ranking por 64 semanas. Ela foi campeã do Roland Garros de 2018, do Wimbledon de 2019 e foi vice-campeã do Australian Open também em 2018.
O final de sua carreira, no entanto, foi conturbado.
Em outubro de 2022, ela foi suspensa por doping, depois de testar positivo para o roxadustat, uma substância proibida. A romena ficou afastada do circuito até março do ano passado.
No seu retorno, ela não conseguiu voltar ao nível que tinha antes, sofrendo com questões físicas e disputando apenas quatro torneios e finalizando a carreira como a número 870 do mundo.