A ATP não demorou a rebater as críticas feitas pela PTPA, a entidade de tenistas fundada por Novak Djokovic, que disse hoje que entrou com diversas ações judiciais contra a ATP, WTA e a ITF.
Num comunicado, a ATP disse que rejeita “veemente” a premissa das alegações da PTPA.
“Acreditamos que o caso é totalmente sem mérito e defenderemos vigorosamente nossa posição. A ATP continua comprometida em trabalhar no melhor interesse do jogo – em direção ao crescimento contínuo, estabilidade financeira e o melhor futuro possível para nossos jogadores, torneios e fãs,” disse a entidade.
A ATP disse ainda que sua estrutura de governança 50/50 garantiu que os jogadores e torneios tenham voz igual na definição das direções do esporte. Ela lembrou ainda que nos últimos anos houve um grande aumento na remuneração dos tenistas, de US$ 70 milhões em cinco anos.
“A introdução de auditorias anuais independentes deu aos jogadores total transparência sobre as finanças dos torneios em eventos da ATP. O programa Baseline da ATP introduziu uma renda mínima garantida para os 250 melhores jogadores de simples, fornecendo segurança financeira sem precedentes no tênis profissional.”
A ATP também lembrou que a premiação no circuito Challenger mais que dobrou nos últimos anos.