Iga Swiatek, a número 2 do mundo, foi surpreendida hoje pela jovem promessa filipina Alexandra Eala, de apenas 19 anos e número 140 do mundo.
A derrota aconteceu nas quartas de final do Miami Open.
Eala venceu por dois sets a zero, com parciais de 6/2 e 7/5. No primeiro set, ela saiu atrás, mas conseguiu virar e abrir uma vantagem de 5/1. No segundo, Iga chegou a ter quebras na frente duas vezes, mas não conseguiu manter a vantagem.
Eala já havia se tornado a primeira filipina da história nas oitavas de final de um Masters 1000, um marco que agora foi atualizado para as semifinais.
Nas semis, ela vai enfrentar a vencedora da partida entre Emma Raducanu e a americana Jessica Pegula.
“O fato de ela ser canhota não me surpreendeu, mas a verdade é que ela se esforçou ao máximo,” disse Swiatek depois da partida. “Ela fez essas devoluções bem longas e não foi fácil devolver esses golpes. Além disso, ela estava muito relaxada e foi para as bolas. Ela sentiu o bom ritmo e isso a ajudou.”
Swiatek disse ainda que a filipina foi muito agressiva durante toda a partida.
“Muitos desses golpes estavam vindo do nada. Mas eu ainda podia ver claramente que ela estava tentando avançar e me pressionar. Então funcionou muito bem para ela.”
Na plateia da partida estava Toni Nadal, o tio de Rafael Nadal e foi treinador do espanhol por muitos anos. Eala treina na Rafa Nadal Academy.