Jakub Mensik derrotou Novak Djokovic na final do Miami Open — conquistando seu primeiro título ATP e adiando o 100° troféu do sérvio.
O tcheco venceu em sets diretos, mas numa partida extremamente disputada, que foi definida em dois tie-breaks.
O placar fechou em 7/6 (4) e 7/6 (4).
A partida durou pouco mais de 2 horas e foi marcada por uma performance impressionante dos dois lados, com muitos aces do tcheco e muita variação de jogo de ambos os lados (especialmente de Djokovic).
O jogo hoje atrasou mais de 5 horas para começar por conta das chuvas em Miami.
Aos 19 anos, Mensik conquistou seu primeiro título ATP e disparou no ranking com a conquista, saltando para a posição 24 do mundo.
O tcheco é da mesma geração de João Fonseca, e foi um dos participantes do Next Gen Finals do ano passado — tendo sido eliminado na fase de grupos e perdendo para o brasileiro.
“Estou uma bagunça. Mas o sentimento é incrível, é o maior dia da minha vida,” disse Mensik depois da partida. “Estou muito feliz com minha performance, porque eu estava nervoso antes da partida, fora da quadra.”
Mensik disse ainda que não tem tarefa mais difícil no tenis do que derrotar Djokovic numa final.
Com a vitória, Mensik se tornou o segundo tenista mais jovem a vencer o Miami Open, ficando atrás apenas de Carlos Alcaraz, que venceu o torneio em 2022 com 18 anos.
O tcheco também se tornou o nono tenista mais jovem a vencer um torneio de Masters 1000.