O The New York Times — o principal jornal americano — elegeu João Fonseca como o maior “perigo” para os adversários na temporada de saibro.
O jornal fez a análise na coluna The Athletic, focada na cobertura esportiva.
“Ele tem apenas 18 anos e provavelmente não vai varrer os Masters 1000 de saibro. Se ele fizer isso, ele certamente será o favorito para Roland Garros,” disse o jornal.
“Dito isso, Fonseca pode ter o ‘fator X’ para o tênis masculino nesta temporada de saibro. Ele venceu Buenos Aires, se tornando o quarto homem mais jovem a ganhar um título do ATP Tour neste século, e jogou mais tênis no saibro em sua vida do que em qualquer outra superfície.”
O NYT disse ainda que Fonseca acabou de entrar no top 60 do ranking, mas que o consenso geral é que ele é muito melhor do que o seu ranking atual.
“Isso faz dele um dos mais perigosos em qualquer chave, especialmente numa superfície que ele conhece bem.”
Para o jornal, Fonseca talvez esteja a um ou dois anos de competir pelos grandes títulos, “mas qualquer jogador que ver o nome do Fonseca ao lado do seu na chave vai imediatamente pensar que ele não está enfrentando apenas uma promessa quente, mas também um futuro campeão do saibro.”