Novak Djokovic comentou sobre sua rivalidade contra Rafael Nadal no Laureus World Sports Awards, onde o espanhol ganhou o prêmio de “Ícone do Esporte” deste ano.
O sérvio — número 5 do mundo e vencedor de 24 Grand Slams — disse que Nadal foi o maior rival de sua carreira.
“Sempre tenho lembranças de grandes partidas na Caja Mágica, especialmente contra Nadal, que tem sido o maior rival da minha carreira, mas também me recordo de algumas semifinais com Alcaraz,” disse Djokovic, que vai tentar conquistar seu 100º título no Masters 1000 deste ano.
Djokovic e Nadal se enfrentaram pela primeira vez no Roland Garros de 2006. Depois, tiveram finais memoráveis de Grand Slams.
Os dois tenistas se enfrentaram em nove finais de torneios dessa categoria, incluindo o épico confronto no Australian Open de 2012, quando Djokovic levou o título depois de uma partida que durou quase 6 horas.
No final da carreira de Nadal, no ano passado, os dois tenistas haviam se enfrentado 60 vezes, com o sérvio vencendo 31 partidas e o espanhol 29. A última partida entre os dois foi nos Jogos Olímpicos de Paris do ano passado, quando Djokovic venceu, depois levando a medalha de ouro.
Na premiação do Laureus World Sports Awards, ontem, Nadal recebeu o prêmio das mãos do ator Morgan Freeman. O tenista já havia vencido a categoria principal do prêmio, de “Atleta do Ano”, em 2011 e 2021. Ele também tem um prêmio de “Revelação do Ano”, de 2006, e de “Retorno do Ano”, de 2014.
“Sou muito grato à Academia do Laureus, por acreditar que eu merecia esse grande prêmio e também por todo o esforço que fazem a cada dia para mudar o destino de tantas pessoas que não tiveram as oportunidades que eu e muitas pessoas dessa sala tivemos,” disse Nadal.