João Fonseca atropelou o número 28 do mundo, Hubert Hurkacz, na estreia de Roland Garros, avançando para a segunda rodada do Grand Slam com uma vitória tranquila e sem se desgastar fisicamente.
O brasileiro — número 65 do mundo — venceu em três sets diretos, com parciais de 6/2, 6/4 e 6/2. A partida durou menos de 2 horas.
Fonseca dominou a partida deste o primeiro instante, jogando com muita agressividade, cometendo poucos erros e sacando bem. Já Hurkacz teve dificuldade de entrar no jogo, não conseguindo quebrar o ritmo do brasileiro.
Essa é a primeira participação de Fonseca na chave principal de Roland Garros, onde entrou direto pelo ranking.
Hurkacz vinha embalado para a partida. Ele tinha feito quartas de final no Masters de Roma e foi vice-campeão do ATP 250 de Genebra, perdendo para Novak Djokovic.
Já Fonseca vinha de campanhas fracas nos últimos torneios, perdendo na segunda rodada do Masters de Madrid, na estreia do Challenger de Estoril e na estreia do Masters de Roma.
Na segunda rodada, o brasileiro terá um adversário relativamente acessível: ele vai enfrentar o francês Pierre-Hugues Herbert, número 147 do mundo e que entrou no torneio com um ‘wild card’. Na primeira rodada, o francês derrotou o também francês Benjamin Bonzi numa partida de cinco sets.
Numa eventual terceira rodada, Fonseca pode enfrentar o britânico Jack Draper, número 5 do mundo.
Com a vitória, Fonseca já está subindo temporariamente para a posição 57 do ranking.