Toni Nadal — o tio e ex-treinador de Rafael Nadal — deu uma espécie de puxão de orelha em Carlos Alcaraz, repercutindo o documentário sobre o tenista espanhol, que tem gerado grande polêmica no circuito.
No documentário, Alcaraz fala dos sacrifícios que o tênis impõe — e diz que não quer abrir mão de aproveitar a vida, indo em festas e viajando com amigos.
“Se isso o sobrecarrega, então ele deveria largar o tênis,” disse Toni em entrevista ao podcast Nude Project.
“Eu entendo as coisas de forma diferente na vida. No fim das contas, no mundo dos esportes, há uma tendência a exagerar tudo. Já ouvi muitas vezes sobre os sacrifícios do esporte, os sacrifícios feitos pelos atletas do Real Madrid, e eu costumava dizer: ‘Sacrifício?’ A vida é sobre sacrifício, não apenas sobre fazer o que eu quero. Às vezes vale a pena para as pessoas, às vezes não. Se não vale a pena, é melhor mudar de emprego.”
Toni disse que espera que Alcaraz não mude de emprego, já que ele é um dos melhores do mundo.
“Mas é preciso aceitar o desafio. É preciso aceitar que o que se faz na vida implica uma série de sacrifícios. Não falo de sacrifícios porque entendo que sacrifício é o que se faz pelos outros. Quando se faz por si mesmo, é o preço que se paga,” disse ele.
“Alcaraz, sendo um grande tenista, também paga um preço, é verdade. Mas, por outro lado, ele ganha muito mais dinheiro do que a grande maioria dos jovens da sua idade, tem um reconhecimento social muito maior, vive experiências que poucos têm. Se não vale a pena, é melhor tomar uma decisão.”