João Fonseca derrotou o americano Jenson Brooksby hoje em Wimbledon, avançando para a terceira rodada do Grand Slam inglês, e se tornando o mais jovem tenista a chegar na terceira rodada desde 2011.
Com 18 anos e 326 dias, Fonseca chegou perto de igualar o marco de Bernard Tomic, que chegou às quartas do torneio há 14 anos, com 18 anos e 255 dias. O brasileiro também é o primeiro tenista com 18 anos a chegar à terceira rodada de Wimbledon desde 2019, quando Félix Auger-Aliassime chegou nessa fase aos 18 anos e 340 dias.
Leia também
O brasileiro — número 54 do mundo — venceu o 101 do ranking por três sets a um, numa partida que durou mais de 3 horas. O placar fechou em 6/4, 7/5, 6/2 e 6/4.
Fonseca começou bem na partida, conseguindo uma quebra logo no início do primeiro set e administrando a vantagem para fechar a parcial. O segundo set começou equilibrado, mas Brooksby conseguiu quebrar o saque do brasileiro no finalzinho.
O terceiro set foi o mais tranquilo para Fonseca, com duas quebras logo no início, que deram ao brasileiro uma vantagem de 3/0 logo na largada.
Já o quarto set foi uma montanha russa, com várias quebras de ambos os lados — mas, no final, Fonseca conseguiu prevalecer.
Com a vitória, o brasileiro já iguala sua melhor campanha em Grand Slams — a terceira rodada que ele fez no Roland Garros deste ano.
Na próxima fase, o brasileiro vai enfrentar o chileno Nicolas Jarry, que derrotou Holger Rune na estreia de virada. Na segunda rodada, o chileno — número 143 do mundo, mas que já foi 16 do ranking em seu auge — venceu o americano Learner Tien em sets diretos.
Com a campanha em Wimbledon, Fonseca está subindo temporariamente para a posição 46 do mundo, o melhor ranking de sua carreira.