Fabio Fognini — o ex-número 9 do mundo — anunciou hoje sua aposentadoria do tênis, se despedindo do circuito depois de uma partida disputada com Carlos Alcaraz na primeira rodada de Wimbledon.
Em sua carreira, o italiano de 38 anos conquistou 9 títulos ATP no simples — o maior deles foi o Masters 1000 de Monte Carlo, em 2019.
Fognini também foi campeão nas duplas do Australian Open de 2015, jogando ao lado de seu compatriota Simone Bolelli, além de ter ganho outros oito títulos na categoria.
Leia também
O anúncio foi feito numa coletiva de imprensa chamada de última hora hoje em Wimbledon.
“Simplesmente venho confirmar que já é oficial, me aposento, me despeço de todos vocês,” disse o italiano. “É algo que já estava na minha cabeça, que vocês sabiam, mas durante essa primeira semana estive muito ocupado com minha família em outras coisas além do tênis. Agora, depois de pensar bem, acho que não há uma maneira melhor de dizer adeus.”
Na partida contra Alcaraz, na quadra central de Wimbledon, Fognini fez o número 2 do mundo passar um sufoco.
Numa partida de quase 5 horas, Alcaraz precisou de cinco sets para vencer por 7/5, 6/7 (5), 7/5, 2/6 e 6/1.
“Sofri muitas lesões nos últimos anos da minha carreira, mas como competidor sempre me esforcei ao máximo depois de cada recuperação,” disse ele.
“Mas a partir dos 35 anos isso não é nada fácil. Acho que é uma boa decisão, me aposentar depois de jogar na quadra mais bonita do circuito contra um rival que todo mundo conhece. É a imagem perfeita que vai ficar para sempre comigo.”