Depois de perder para Jannik Sinner numa partida de apenas 3 sets e menos de 2 horas, Novak Djokovic disse que o físico pegou — e fez um desabafo sobre o impacto que a idade começa a lhe causar.
Perguntado na coletiva de imprensa se a condição física afetou sua performance, ele disse que “bastante”.
“Não foi uma sensação agradável em quadra. Mas não quero entrar em detalhes sobre a minha lesão e reclamar por não ter conseguido jogar da melhor forma possível. Quero parabenizar o Jannik por mais uma ótima atuação. É isso. Ele está na final, estava muito forte,” disse o sérvio.
Leia também
“Estou decepcionado por não ter conseguido me movimentar tão bem quanto eu pensava ou esperava.”
Djokovic — que tem 38 anos — falou ainda como a idade tem afetado seu desempenho.
“É só a idade. O desgaste do corpo. Por mais que eu esteja cuidando dele, a realidade me atinge agora, nesse último ano e meio, como nunca antes. É difícil para mim aceitar isso, porque sinto que, quando estou descansado e em forma, ainda consigo jogar um tênis muito bom. Provei isso este ano,” disse ele.
“Mas jogar melhor de cinco, especialmente este ano, tem sido uma verdadeira luta física para mim. Quanto mais o torneio se prolonga, pior a condição fica. Cheguei às semifinais de todos os Grand Slams este ano.”
Djokovic disse ainda que não é fácil jogar contra Jannik Sinner e Carlos Alcaraz.
“Esses caras estão em forma, são jovens, afiados. Sinto que vou para a partida com o tanque meio vazio. Não é possível vencer assim. Mas é o que é. É uma daquelas coisas que você tem que aceitar e abraçar de alguma forma. Lidar com a realidade como ela é e tentar tirar o máximo proveito dela.”
Por fim, Djokovic disse que ainda pretende jogar mais uma vez em Wimbledon — apesar de ser difícil dizer se isso realmente vai acontecer dada sua idade.
“Espero que não seja minha última partida na quadra central. Não pretendo encerrar minha carreira em Wimbledon hoje. Pretendo voltar, com certeza, pelo menos mais uma vez.”