Tara Moore: “O sistema antidoping está quebrado”

Tara Moore — que foi suspensa por quatro anos por testar positivo num exame antidoping — publicou hoje um comunicado dizendo que o “sistema antidoping está quebrado” e que “é preciso consertá-lo.” 

“O sistema antidoping está quebrado — eu sou a maior prova disso. Precisamos consertá-lo. Não por mim, porque para mim já é tarde demais, mas pelos jogadores do futuro que podem se encontrar nessa situação lamentável,” disse a britânica num comunicado em suas redes sociais. 

Moore — que é especializada em duplas e foi a 77 do mundo em seu auge — foi suspensa em junho de 2022, depois de um teste antidoping detectar vestígios de substâncias proibidas.

Em dezembro de 2023, ela foi inocentada, depois de alegar que houve contaminação por consumo de carne, mas a ITIA recorreu da decisão. Agora, ela teve sua suspensão original reafirmada, sendo afastada do circuito por quatro anos. 

Confira abaixo o comunicado completo da tenista:

Ser inocente e ter que provar isso é um processo incrivelmente exaustivo. Primeiro, você tenta entender o que são todas essas substâncias. Depois, tenta descobrir como e por que elas entraram no seu organismo. Se você é inocente, não sabe disso de imediato. 

Precisa lembrar tudo o que fez e eliminar o que não pode ser, até chegar, com sorte, àquele ‘algo’ que talvez tenha a resposta. Mas mesmo nesse momento, você é considerado culpado e tem que lutar pela sua vida contra alguém que tem muito mais dinheiro e recursos do que você.

Os últimos três anos e meio me quebraram de muitas formas. Minha família e meus amigos conseguiram juntar os pedaços e colar de volta, formando uma pessoa completamente diferente. Eu não preciso de um júri para me dizer que sou inocente; eu conheço perfeitamente minha integridade e sei que sou inocente. Acredito que qualquer pessoa consiga perceber o quão subjetivo tem sido esse processo nos últimos anos.

Fui deixada à mercê, como uma cobaia de laboratório. Eu tinha uma vida, mas a vida que eu conhecia foi tirada de mim. Todas essas organizações e pessoas em posição de poder tiraram isso de mim por não fazerem o que era certo. Talvez tenham tirado minha luta dentro da quadra, mas essa batalha ainda não acabou. Nem para mim, nem para muitos outros que podem estar nessa mesma posição.

O sistema antidoping está quebrado — eu sou a maior prova disso. Precisamos consertá-lo. Não por mim, porque para mim já é tarde demais, mas pelos jogadores do futuro que podem se encontrar nessa situação lamentável. Terei muito mais a dizer quando chegar a hora.


Compartilhe nas suas redes:

Receba o Brasil Tênis no seu email
A melhor cobertura dos torneios de tênis, além de curiosidades e bastidores do esporte.