O site espanhol PuntoDeBreak fez um levantamento interessante mostrando os tenistas que tiveram que jogar menos Grand Slams antes de conseguir ganhar seu primeiro.
O curioso: na liderança do ranking está nada menos que Gustavo Kuerten, que foi três vezes campeão de Roland Garros e ganhou o seu primeiro título em 1997.
Confira abaixo o ranking dos cinco primeiros.
Rafael Nadal: 5
Rafael Nadal estreou em Wimbledon em 2003, chegando à terceira rodada. Neste ano, ele também disputou o US Open. Outras participações marcantes antes de seu primeiro título foram no Australian Open de 2004 e 2005, onde ele foi derrotado por Lleyton Hewitt em ambas.
O título veio só em 2005, quando ele participou pela primeira vez de Roland Garros, e já saiu com o troféu.
Michael Chang: 4
Michael Chang venceu Roland Garros em 1989 ainda menor de idade, tendo acumulado apenas quatro experiências em Grand Slams antes do torneio. Seu melhor desempenho até então tinha sido as oitavas de final no US Open de 1988, onde perdeu para Andre Agassi.
No Roland Garros do ano anterior ao título, ele tinha vencido só uma partida, antes de cair para Henri Leconte.
Boris Becker: 3
O alemão surpreendeu o mundo no Wimbledon de 1985, especialmente por ter jogado quase nenhum Grand Slam antes de ganhar o torneio. Ele disputou o Wimbledon do ano anterior, sendo eliminado na terceira rodada; e o Australian Open, onde caiu nas quartas de final.
Em 1985, ele também jogou Roland Garros antes de ganhar o título em Wimbledon, onde chegou como o número 20 do mundo.
Mark Edmondson: 2
Mark Edmondson conquistou seu primeiro e único Grand Slam com pouquíssima experiência nesses torneios. Ele venceu o Australian Open de 1976 com apenas 21 anos, derrotando lendas como Ken Rosewall e John Newcombe.
Antes, havia disputado apenas quatro partidas de Grand Slam, com duas vitórias e duas derrotas.
Mats Wilander: 2
Aos 17 anos, o sueco entrou no Roland Garros de 1982 como uma das grandes promessas do tênis mundial, já como número 18 do ranking — e venceu o torneio.
Antes disso, ele tinha jogado apenas dois outros Grand Slams: tinha chegado à terceira rodada de Wimbledon no ano anterior e perdido na estreia do Australian Open do mesmo ano.
Gustavo Kuerten: 2
Gustavo Kuerten venceu o Roland Garros de 1997 com apenas 21 anos e quando ainda era o número 66 do ranking.
Suas duas participações anteriores em Grand Slams haviam sido bem menos relevantes: perdeu na estreia do Roland Garros de 1996 e na segunda rodada do Australian Open de 1997. No torneio em que levou o título, ele surpreendeu o mundo ao vencer nomes respeitados da época, como Muster, Medvedev, Kafelnikov e Bruguera.
Depois, o brasileiro ganhou outros dois Roland Garros, se tornando uma lenda do esporte.