Victoria Mboko — de apenas 18 anos e número 88 do mundo — só conseguiu entrar no Masters 1000 de Montréal graças a um convite da organização. E a tenista aproveitou bem a oportunidade.
Mboko acaba de derrotar a ex-número 1 do mundo Naomi Osaka na final, conquistando seu primeiro título de nível WTA, e fazendo história para seu país.
A canadense se tornou a primeira tenista local a vencer o título desde 2019, quando Bianca Andreescu foi campeã. Na história do torneio, apenas quatro tenistas canadenses foram finalistas. As outras duas foram Faye Urban e Vicky Berner, que se enfrentaram na final de 1969.
Ela também se tornou a tenista mais jovem a ganhar o torneio desde 2015, quando Belinda Bencic foi campeã também com 18 anos.
Mboko venceu Osaka de virada por dois sets a um, com parciais de 2/6, 6/4 e 6/1. No caminho para o título Mboko deixou pelo caminho tenistas do calibre de Coco Gauff, a número 2 do mundo e de quem a jovem canandense venceu por 6/1 e 6/4, além de Elena Rybakina na semifinal.
A campanha em Montréal fará Mboko saltar mais de 60 posições no ranking, se aproximando do top 20.