João Fonseca perdeu para o francês Terence Atmane na terceira rodada do Masters 1000 de Cincinnati, desperdiçando uma boa oportunidade de avançar num torneio deste nível.
O brasileiro — número 52 do mundo — perdeu para o 136 do ranking em sets diretos, com parciais de 6/3 e 6/4.
Apesar de Fonseca ser o favorito, a partida foi completamente dominada por Atmane, que jogou com muita agressividade, impondo o ritmo durante toda a partida.
Já o brasileiro se deixou dominar, não buscando variações que quebrassem o ritmo do adversário, e entrando completamente na estratégia do francês.
A derrota é ainda mais dura porque o jogo de hoje era uma oportunidade importante para Fonseca avançar num Masters 1000.
Além da diferença de ranking, Atmane é um jogador com pouca experiência em torneios ATP, tendo jogado até agora majoritariamente no circuito Challenger. No circuito ATP, foram 14 derrotas e 7 vitórias. Na temporada atual, foram 4 derrotas e 3 vitórias, incluindo os jogos em Cincinnati.
Em Cincinnati, Atmane furou as qualificatórias e venceu partidas importantes, derrotando na segunda rodada o número 22 do mundo, Flavio Cobolli.
Com a vitória, o francês vai enfrentar na próxima rodada o americano Taylor Fritz, número 5 do mundo.
Apesar da derrota, a campanha deve render algumas posições para Fonseca. No live ranking, o brasileiro está subindo oito posições, tornando-se o número 44 do mundo.