Foi nos 45 minutos do segundo tempo, mas João Lucas Reis conseguiu sua vaga para as qualificatórias do US Open — disputando um Grand Slam pela primeira vez em sua carreira.
O brasileiro — número 241 do mundo — contou com a desistência do americano Nicolas Moreno, que desistiu por problemas físicos, abrindo espaço para Reis, que era o primeiro na lista de alternates.
Reis se junta a outros três brasileiros que vão disputar os qualis do US Open: Thiago Wild, Thiago Monteiro e Laura Pigossi.
Na chave principal, por enquanto há outros dois brasileiros: João Fonseca, número 52 do mundo, e Bia Haddad, a 21 do ranking WTA.
O sorteio das chaves deve acontecer já neste domingo e as partidas começam na segunda-feira. Para garantir vaga na chave principal é preciso ganhar três partidas no qualificatório. Avançar uma rodada já rende 8 pontos no ranking e se ganhar dois jogos, 16. A vaga vale 40 pontos.
A entrada na qualificatória também já rende uma boa premiação, independente da vitória. Só por jogar a primeira rodada do quali, a premiação é de US$ 27,5 mil. Veja a premiação por cada categoria neste link.