Novak Djokovic sentiu o físico durante sua partida de estreia no US Open — mas, mesmo assim, conseguiu uma boa vitória em sets diretos.
O sérvio — número 6 do mundo — derrotou o americano Learner Tien, de apenas 19 anos, por 6/1, 7/6 (3) e 6/2. A partida durou cerca de 2 horas e 30 minutos.
Djokovic começou dominando o jogo, vencendo o primeiro set com bastante tranquilidade. Na segunda parcial, Tien melhorou, conseguindo se manter mais nas trocas de bola e levando o jogo para o tie-break.
No final do set, Djokovic começou a sentir o físico, aparentando sentir alguma dor no abdômen ou dificuldade de respirar. Ainda assim, o sérvio jogou um ótimo tie-break para vencer a parcial.
No intervalo, ele chamou o atendimento médico, mas pediu apenas um curativo numa bolha do pé.
Na terceira parcial, Tien largou na frente, quebrando o primeiro saque de Djokovic. Mas o sérvio devolveu a quebra logo no game seguinte e embalou uma sequência de cinco games seguidos.
Com Djokovic sacando para o jogo, Tien ainda conseguiu salvar um match-point e devolver uma quebra, mas Djokovic quebrou o game seguinte para vencer o jogo.
Na próxima rodada, ele vai enfrentar outro americano: Zachary Svajda, o número 145 do mundo.
Foi uma partida estranha. O primeiro set durou 20 minutos e o segundo 1 hora e 20 minutos. A chave para mim hoje foi manter meus nervos no segundo set e fechar o set no tie-break. Depois disso comecei a me sentir melhor de novo,” disse Djokovic depois da partida.
“Quando você já está nos 30 alto é sobre preservar a energia para o que você precisa. O corpo não esta se recuperando como deveria. Ainda tenho a flama e o gás, vocês ainda me dão energia… alguns momentos esperava ser mais jovem, mas só tenho a agradecer pelo histórico que tenho aqui em Nova York.”