Depois de uma vitória sólida em sua estreia no US Open, João Fonseca vai enfrentar Tomas Machac na segunda rodada do Grand Slam. Mas quem é o tenista, e quais os principais feitos no circuito?
Nascido em Beroun, na República Tcheca, Machac tem 24 anos e começou a jogar tênis aos cinco. Ele tem 1,83 metro de altura e é treinado por Daniel Vacek.
Machac entrou no top 100 em 2022 e atingiu a sua melhor marca este ano, em março, depois de conquistar o ATP 500 de Acapulco — seu único título ATP da carreira. Na época, ele se tornou o número 20 do mundo; hoje, é o 22 do ranking.
O tcheco tem duas grandes vitórias em seu currículo. Derrotou Novak Djokovic no ano passado, durante o ATP de Genebra, e venceu Carlos Alcaraz durante o Masters 1000 de Xangai, também em 2024.
Em torneios ATP, ele tem um histórico de 69 vitórias e 54 derrotas. Na temporada atual, foram 20 vitórias e 14 derrotas. Recentemente, no entanto, Machac não tem tido bons resultados: ele caiu nas estreias tanto do Masters de Toronto quanto em Cincinnati.
No US Open, ele teve uma boa vitória na estreia, derrotando o italiano Luca Nardi, número 86 do mundo, por três sets a zero, com parciais de 6/3, 6/1 e 6/1.