Tiantsoa Rajaonah — de apenas 19 anos e 214 do mundo — entrou no SP Open sem nunca ter disputado uma final de WTA e longe de ser uma das favoritas. Ainda assim, a francesa conseguiu terminar a semana levando o troféu para casa.
Saiba mais
Na final, Rajaonah derrotou a indonésia Janice Tjen, número 130 do mundo. Ela precisou de cerca de 1 hora e meia para aplicar um 6/3 e 6/4 na adversária.
Essa foi a primeira final de WTA para as duas jogadoras. Tjen também nunca não tinha chegada na fase final de um torneio deste tipo e fez história para seu país, já que a última vez que uma indonésia chegou a final de um torneio WTA foi em 2002, quando a ex-top 15 Angelique Widjaja foi campeã do WTA de Pattaya.
Rajaonah tinha como melhor resultado de sua carreira as quartas de final no saibro de Rouen deste ano, durante a preparação para Roland Garros.
O título do SP Open vai render 250 pontos para Rajaonah, que deve subir para perto da posição 130 do ranking. Já Tjen vai ganhar 163 pontos e ficar perto de entrar no top 100.
A vitória de Rajaonah é ainda mais impressionante, considerando que ela ficou muito perto de ser eliminada do torneio logo na primeira rodada. Ela perdia o terceiro set por 5/0 contra a mexicana Ana Sofia Sanchez, mas conseguiu virar a partida, salvando três match-points na partida.










