Novak Djokovic — o número 4 do mundo e que vem focando apenas nos grandes torneios — vai disputar o Masters 1000 de Xangai, que começa no dia 1 de outubro.
A participação do sérvio foi confirmada pela organização do torneio, que divulgou um vídeo em suas redes sociais dizendo que Djokovic estará na disputa deste ano. O sérvio já foi campeão quatro vezes em Xangai e é o atual vice-campeão, tendo perdido a final do ano passado para Jannik Sinner.
A presença de Djokovic em Xangai estava em xeque desde sua derrota para Carlos Alcaraz na semifinal do US Open. O sérvio saiu desanimado do Grand Slam e deixando em aberto sua participação em torneios futuros.
Neste ano, o que está confirmado até agora é sua participação no ATP 250 de Atenas, na Grécia. Djokovic mudou sua residência para o país e é um dos organizadores do torneio, que vai ocupar a data que antes era do ATP de Belgrado, na Sérvia.
Djokovic tem tido conflitos com o Governo local da Sérvia, tendo apoiado protestos recentes da população.
Carlos Alcaraz e Jannik Sinner — os números 1 e 2 do mundo — também estão confirmados em Xangai, assim como Alexander Zverev (3 do ranking) e Taylor Fritz, número 5. No Brasil, o único confirmado é João Fonseca, 42 do mundo.