Mouratoglou lista desafiantes de Alcaraz e Sinner, inclui Fonseca e explica motivos

Patrick Mouratoglou — o ex-treinador de Serena Williams e um dos técnicos mais respeitados da atualidade — fez um post em seu LinkedIn elencando quem ele acha que serão os potenciais desafiantes de Carlos Alcaraz e Jannik Sinner.

Na publicação, o francês incluiu o brasileiro João Fonseca na lista — e explicou os motivos para cada uma de suas escolhas.

“Todo mundo continua me perguntando: quem pode realmente desafiar Carlos Alcaraz e Jannik Sinner nos próximos anos?” escreveu Mouratoglou. “Para isso, um jogador precisa de tudo: um ótimo forehand, ótimo backhand, ótimo saque, ótima movimentação e uma ótima mentalidade. É muita coisa.”

Apesar disso, o treinador elencou cinco potenciais desafiantes, começando pelo americano Ben Shelton.

“Para mim, a maior revelação deste verão foi a ascensão de Ben Shelton ao mais alto nível. Ele é empolgante de assistir, enche estádios e, quando joga, as coisas acontecem. Seu saque e forehand são inacreditáveis, e ser canhoto lhe dá outra vantagem. Ele já tem duas peças-chave do pacote completo. Mas precisa melhorar sua movimentação e transformar o backhand em uma verdadeira arma. Se conseguir, poderá realmente competir com Carlos e Jannik,” disse ele.

O segundo candidato é Felix Auger-Aliassime. 

“Foi ótimo vê-lo de volta aos trilhos no US Open. Seu saque, forehand e movimentação são fantásticos. Ele também melhorou o backhand, mas ainda precisa transformá-lo em uma verdadeira força.

No tênis de hoje, você não pode se dar ao luxo de ter uma fraqueza. Se Felix desenvolver mais esse backhand, pode ser top 5 e competir no mais alto nível.”

Em terceiro lugar, Mouratoglou colocou João Fonseca.

“Muita gente fala dele como a próxima grande promessa. Ele tem um potencial enorme, sem grandes pontos fracos no jogo. Os dois golpes de base são muito fortes, ele saca bem, se movimenta bem e, o mais importante — ele realmente quer vencer,” disse o treinador. “Mas precisamos ter paciência. Ele ainda é jovem, ainda está aprendendo e precisa subir no ranking passo a passo antes de se tornar uma ameaça real.”

Mouratoglou também colocou na lista o dinamarquês Holger Rune, que ele disse que conhece muito bem.

“Ele tem o que é preciso: forehand poderoso, backhand poderoso, ótimo saque, movimentação incrível e uma grande vontade de vencer. Mas, no momento, falta-lhe estabilidade e consistência. Às vezes as emoções tomam conta, e isso pode lhe custar partidas. Se resolver isso, estará lá em cima.”

Por fim, o treinador citou Jack Draper, que “evoluiu muito, vencendo Indian Wells e chegando à final em Madrid.”

“Seu backhand já não é mais uma fraqueza, e ele é muito determinado. Mas seu problema é o corpo. Ele continua se lesionando, o que o impede de ganhar ritmo. Se conseguir se manter saudável, tem qualidades para ser um rival.”

WhatsApp

Quer acompanhar tudo sobre o tênis em tempo real?

Entre no nosso canal do Whatsapp

Compartilhe nas suas redes:

Receba o Brasil Tênis no seu email
A melhor cobertura dos torneios de tênis, além de curiosidades e bastidores do esporte.