Iga Swiatek disse hoje que no começo do ano pensou demais no primeiro lugar no ranking, mas que hoje não faz mais isso.
“Não me comporto diferente por ser a número dois do mundo e não penso nisso todos os dias, muito menos nos dias em que tenho jogo. Talvez eu seja um pouco diferente porque sou mais velha e tenho mais experiência,” disse a tenista numa coletiva no WTA 1000 de Pequim.
“No começo do ano, sim, pensei demais no primeiro lugar e tive que contar isso no Instagram. Mas isso foi só durante algumas semanas e não posso deixar que isso mude a minha forma de jogar, não seria saudável e afetaria demais.”
Iga deu as declarações depois de sua vitória na primeira rodada do torneio, derrotando a tenista local Yue Yuan com facilidade, aplicando um 6/3 e 6/0.
“Toda a temporada é composta pelos pequenos passos que dou a cada dia. Eu me concentro sempre em ser melhor e esta primeira partida foi muito boa para experimentar a quadra e sentir as condições. Haverá outras rivais com estilos diferentes, e não é porque joguei bem hoje que quer dizer que jogarei bem o resto da semana. Tenho que estar preparada para cada desafio.”
Na coletiva, Iga falou ainda sobre o calendário do circuito, um tema que tem sido amplamente debatido entre os tenistas.
“Acho que jogamos demais e o calendário é uma loucura. Tento dividir o ano em cada parte da temporada e me concentrar no que corresponde, senão é difícil. Depois de uma pré-temporada de quatro semanas e oito dias de férias, se eu olho no fim de dezembro para o que me espera nos próximos onze meses, é esmagador. O melhor é ir passo a passo, porque o calendário é exigente e difícil.”