João Fonseca vai perder uma posição na próxima atualização do ranking ATP, que deve ser divulgada nesta quarta-feira, depois do fim dos ATPs 500 de Tóquio e Pequim.
O brasileiro, que é hoje o número 42 do mundo, vai cair para a posição 43, sendo ultrapassado por um antigo rival, que enfrenta desde o juvenil.
Quem vai passar Fonseca é o americano Learner Tien, que está jogando o ATP de Pequim, e avançou para a semifinal do torneio, derrotando Lorenzo Musetti hoje, que desistiu no terceiro set.
Com a vitória, Tien garantiu pelo menos 188 pontos da semifinal do torneio, avançando para a posição 39 do ranking, com 1173 pontos. Fonseca tem 1129, uma diferença pequena para o rival.
Fonseca e Tien se enfrentaram três vezes no circuito profissional, duas no NextGen Finals e uma no Masters 1000 de Miami. O brasileiro venceu as três partidas. No juvenil, foram dois confrontos: Fonseca venceu Tien na final do US Open juvenil de 2023, mas perdeu para o americano nas quartas de final do Roland Garros juvenil.
Como Fonseca não vai jogar o Masters de Xangai, que começa na semana que vem, ele poderá sofrer uma nova queda no ranking dependendo dos resultados de outros tenistas.