As condições de Xangai tem gerado diversas reclamações entre os tenistas, com muitos comentando sobre a umidade muito alta da cidade e a lentidão das quadras, que tem tornado as partidas extremamente desafiadoras.
Hoje, pelo menos três tenistas deram declarações sobre as condições do torneio. O francês Giovani Pericard, por exemplo, que derrotou Taylor Fritz na estreia, disse que achou que ia morrer em quadra.
“Foi difícil, mesmo. Condições difíceis, muita umidade. O game de 5 a 5 foi terrível. Achei que ia morrer na quadra. Tento manter a firmeza com a bola e pegar mais uma bola, mais uma, mais uma, e tentar ganhar o ponto. Foram pontos consecutivos difíceis, então estou muito feliz por ainda estar de pé,” disse ele.
Novak Djokovic, que venceu uma batalha dura em sua estreia, também comentou sobre as dificuldades do jogo.
“É brutal. Brutal quando você tem mais de 80% de umidade dia após dia, particularmente para os caras que jogaram durante o dia no sol é ainda mais brutal, mas é o que é, você tem que lidar com isso, para mim biologicamente é mais desafiador lidar com isso.”
Por fim, Alex De Minaur também engrossou o coro, dizendo que as quadras de Xangai são uma das mais lentas que ele já jogou no circuito.
“As bolas ficam enormes depois de alguns games e a velocidade da quadra é muito, muito lenta. Também é significativamente mais lenta do que as quadras externas. Isso foi um pequeno choque para o sistema,” disse ele.