João Fonseca confirmou a sua inscrição no ATP 250 de Atenas, que começa no dia 3 de novembro na Grécia e terá Novak Djokovic como o principal favorito.
O brasileiro — número 43 do mundo — estava em dúvida se jogaria o torneio de Atenas ou o de Metz, que acontece na França, para encerrar sua temporada.
Antes de Atenas, Fonseca vai competir em outros três torneios, todos na Europa. O primeiro será o ATP 250 de Bruxelas, que começa no dia 13 na Bélgica. Na sequência, ele vai jogar o ATP 500 de Basileia, na terra natal de Roger Federer e que começa no dia 20.
Fonseca também está inscrito no Masters 1000 de Paris, que acontece entre os dias 27 de outubro e 2 de novembro na França e tem apenas 56 jogadores na chave. Em Paris, Fonseca quebrou um jejum de 10 anos sem nenhum brasileiro competindo.
Em dezembro, Fonseca vai jogar ainda uma partida exibição contra Carlos Alcaraz em Miami, mas o jogo não vale pontos para o ranking.
Fonseca vem de algumas semanas sem jogar nenhuma partida valendo pontos no ranking. A última vez que ele disputou um torneio valendo pontos ATP foi no US Open, no final de agosto. De lá para cá, ele liderou o time brasileiro na Copa Davis, no confronto contra a Grécia, e disputou a Laver Cup, defendendo o Time Mundo.