Kasatkina diz que está à beira do colapso mental, e encerra temporada

Daria Kasatkina — a número 19 do mundo — decidiu encerrar sua temporada precocemente, dizendo que está “à beira de um colapso mental e emocional.”

A tenista russa, que hoje joga pela Austrália, deu a notícia com uma longa carta publicada em suas redes sociais, onde ela diz também que está passando por um “estresse emocional e mental” relacionado à sua mudança de nacionalidade e ao fato de não poder ver seus pais há anos.

Confira a íntegra da carta abaixo:

‘Estou bem’ são palavras que certamente todos já ouvimos de algumas mulheres em diferentes contextos da vida, mesmo sabendo que elas não estão bem, que estão longe de estar bem, mas continuam, se quebrando um pouco mais a cada dia.

Essa sou eu. 2025 tem sido o meu ano do ‘estou bem’. Tenho estado longe de estar bem por muito tempo e, para dizer a verdade, meus resultados e atuações demonstram isso. Os fãs não são estúpidos, eles também percebem. Mantive meus sentimentos em segredo porque não quero parecer que estou reclamando, que sou fraca ou, Deus me livre, que sou ingrata e não valorizo essa vida incrível que vivemos como tenistas profissionais.

A verdade é que bati em um muro e não consigo continuar. Preciso de uma pausa. Uma pausa da rotina monótona do circuito, das malas, dos resultados, da pressão, das mesmas caras (desculpem, meninas) e de tudo o que envolve essa indústria. O calendário é demais; mental e emocionalmente me vejo à beira do colapso e, infelizmente, não estou sozinha.

Se a isso somarmos o estresse emocional e mental relacionado à minha mudança de nacionalidade, ou o fato de não poder ver meus pais (faz 4 anos que não vejo meu pai), além das constantes batalhas para obter elegibilidade completa para competir pela Austrália, é muita coisa para mim. Existe um limite para tudo o que consigo lidar e suportar como mulher, ao mesmo tempo em que continuo competindo contra as melhores atletas do mundo.

Se isso me enfraquece, que seja, sou fraca. No entanto, sei que sou forte e ficarei mais forte estando afastada, recarregando energias, me reorganizando e me revitalizando. É hora de me ouvir para mudar minha mente, meu coração e meu corpo.

2025 acabou para mim e, assim como eu, esteve longe de ser bom…

Por isso, junto-me ao clube dos que desistiram em 2025. Ficarei bem. Espero ver todos vocês em 2026, com energia e pronta para o rock!

WhatsApp

Quer acompanhar tudo sobre o tênis em tempo real?

Entre no nosso canal do Whatsapp

Compartilhe nas suas redes:

Receba o Brasil Tênis no seu email
A melhor cobertura dos torneios de tênis, além de curiosidades e bastidores do esporte.