Com sua vitória hoje nas oitavas de final do Masters 1000 de Xangai, Novak Djokovic bateu um novo recorde, ultrapassando um marco de Roger Federer.
O sérvio — número 4 do mundo e vencedor de 24 Grand Slams — se tornou o tenista mais velho da história a chegar a uma quartas de final de um Masters 1000, desde que esses torneios foram introduzidos em 1990.
O recorde atual era de Federer, que havia chegado às quartas, também de Xangai, com 38 anos e 2 meses. Djokovic conseguiu o feito com 38 anos e 4 meses.
Se for campeão do torneio, Djokovic igualaria outro recorde de Federer: o de títulos em torneios de quadras duras. O suíço tem 71 títulos hoje, enquanto o sérvio tem 70.
Djokovic também é o tenista que mais vezes venceu o Masters de Xangai, tendo ganhado o título quatro vezes. Em número de vitórias no torneio, ele também é o recordista. Foram 42 partidas vitoriosas.
Nas quartas de final, Djokovic vai enfrentar o belga Zizou Bergs, número 44 do mundo e que venceu hoje o canadense Gabriel Diallo, o cabeça de chave 31 do torneio.