Depois de derrotar o jovem americano Learner Tien nas oitavas de final do Masters 1000 de Xangai, Daniil Medvedev deu uma declaração ousada sobre o tenista, que é um antigo rival de João Fonseca.
Para o russo, Tien foi um dos rivais mais duros que ele já enfrentou e tem condições de se tornar número 1 do mundo no futuro.
Antes da vitória de Xangai, Medvedev — o número 18 do mundo — já havia enfrentado Tien outras duas vezes, e tinha perdido as duas. A última havia sido na semifinal do ATP 500 de Pequim.
“Não tenho as palavras exatas, mas, do meu ponto de vista, ele é um jogador de tênis impressionante. Quando digo ‘jogador de tênis’, refiro-me a tudo, ao conjunto como tenista. Ele não tem saque — e o saque é o mais importante no tênis moderno. Não tem um saque incrível, e ainda assim é capaz de jogar um tênis sensacional com apenas 19 anos,” disse Medvedev.
“Tendo só 19 anos, ele tem muito tempo para progredir, e isso o faz ter um futuro brilhantíssimo. Nunca se sabe o que pode acontecer — o tênis é um esporte duríssimo —, mas estou feliz por ter conseguido a vitória contra ele, porque provavelmente, além dos grandes nomes como o Big Three, Sinner e Alcaraz, ele talvez seja o rival mais duro que já enfrentei. Acho que ele pode ser número um do mundo no futuro.”
Tien é um antigo rival de João Fonseca, tendo enfrentado o brasileiro três vezes no circuito profissional e outras duas vezes no juvenil. No profissional, Fonseca venceu os três confrontos. No juvenil, o brasileiro derrotou Tien na final do US Open juvenil, mas perdeu para ele nas quartas do Roland Garros juvenil.