Valentin Vacherot — o número 204 do mundo — continua fazendo história no Masters 1000 de Xangai.
O tenista de Mônaco derrotou hoje o número 11 do mundo, Holger Rune, avançando para as semifinais do torneio. Com isso, ele se tornou o primeiro tenista da história de seu país a chegar a uma semifinal de Masters.
Vacherot precisou de 3 horas para vencer Rune numa batalha de 3 sets, aplicando um 2/6, 7/6 (4) e 6/4 no dinamarquês.
Para Vacherot, que tem 26 anos, sua campanha em Xangai é um ponto fora da curva. Até agora, o tenista havia vencido apenas uma partida de nível ATP, tendo focado sua carreira até então nos torneios Challenger.
Em Xangai, ele precisou furar as qualificatórias para entrar na chave principal — onde deixou pelo caminho tenistas do calibre de Alexander Bublik, Tomas Machac e Tallon Griekspoor, antes de vencer Rune, na maior vitória de sua carreira.
Outro recorde do monegasco: ele se tornou o segundo tenista com o menor ranking a chegar a semifinal de um Masters desde o americano Chris Woodruff, que era 550 do mundo quando chegou a semifinal de Indian Wells em 1999.
Uma curiosidade é que Vacherot é primo do francês Arthur Rinderknech, o número 54 do mundo e que também vem fazendo uma campanha excelente em Xangai.
Rinderknech está nas quartas de final do torneio e vai enfrentar amanhã o canadense Felix Alliasime em busca das semis.