Valentin Vacherot protagonizou uma das histórias mais impressionantes do circuito este ano.
O tenista de Mônaco — número 204 do mundo — entrou nas qualificatórias de Xangai como alternate, furou a fase prévia e foi batendo um favorito atrás do outro na chave principal.
Derrotou Alexander Bublik na estreia; Tomas Machac na segunda rodada; Tallon Griekspoor nas oitavas; Holger Rune nas quartas; e Novak Djokovic na semifinal.
Agora, ele acaba de derrotar o francês Arthur Rinderknech na final (que curiosamente é seu primo), conquistando o título do torneio Masters 1000, o seu primeiro no nível ATP.
Vacherot venceu de virada, por dois sets a um. O placar fechou em 4/6, 6/3 e 6/3, com a partida durando 2 horas e 15 minutos.
Com a vitória, Vacherot bateu alguns recordes. Tornou-se o primeiro tenista de Mônaco a conquistar um título ATP na história, e o tenista de ranking mais baixo da história a vencer um Masters 1000.
A campanha também vai garantir um salto relevante de Vacherot no ranking ATP. O tenista vai pular mais de 160 posições, entrando no top 40 pela primeira vez em sua carreira. Seu melhor ranking até agora havia sido a posição 110, em meados do ano passado.
Já Rinderknech — que é o 54 do mundo — está saltando 26 posições pela final, tornando-se o 28 do mundo.