João Fonseca foi eliminado na primeira rodada do ATP 250 de Bruxelas, perdendo para o holandês Botic Van de Zandschulp, o número 86 do mundo.
Fonseca, o número 45 do mundo, perdeu em sets diretos, numa partida em que o brasileiro não estava sacando tão bem quanto de costume e em que desperdiçou algumas oportunidades importantes.
O jogo fechou em 2 sets a 0 para o holandês, com parciais de 7/5 e 7/6 (2). A partida durou pouco mais de 2 horas.
Como é comum nesse tipo de superfície (quadra dura e coberta), a partida foi marcada por trocas muito rápidas de bola entre os dois tenistas, e pancadaria dos dois lados.
Fonseca começou muito bem no primeiro set, conseguindo uma quebra logo no início, quando a partida estava em 2/2. Mas o holandês devolveu a quebra três games depois, empatando o jogo em 4/4, num game de saque em que o brasileiro deixou o ritmo baixar.
O game mais disputado da parcial foi quando Fonseca sacava no 5/6, com Van de Zandschulp precisando de seis sets points para conseguir mais uma quebra e fechar o set. O game durou mais de 15 minutos, e o primeiro set, mais de 1 hora.
O segundo set começou equilibrado, com os seis primeiros games sem nenhuma quebra para nenhum dos lados. Fonseca conseguiu a quebra no 3/3, num game em que Van de Zandschulp cometeu duas duplas faltas, mas não conseguiu aproveitar a vantagem, deixando o adversário devolver a quebra quando o brasileiro sacava para o set no 5/4. A parcial foi para o tie-break, onde o holandês foi dominante.
A partida de hoje marcou o retorno de Fonseca aos torneios que contam pontos no ranking depois de mais de um mês. O último torneio que pontua que ele jogou foi o US Open em agosto. Depois, jogou um confronto da Copa Davis contra a Grécia e a Laver Cup, onde derrotou o italiano Flavio Cobolli.
A derrota não deve ter impactos significativos no ranking de Fonseca, já que o brasileiro não defendia nenhum ponto nesta semana. O próximo torneio de Fonseca será o ATP 500 de Basel, que começa no dia 20 na terra natal de Roger Federer.