João Fonseca derrotou o canadense Denis Shapovalov hoje nas quartas de final do ATP 500 da Basileia, vencendo de virada e garantindo vaga na semifinal do torneio.
Fonseca venceu por dois sets a um, com o canadense se retirando no final do terceiro set, quando Fonseca vencia a parcial por 4/1, com duas quebras. O placar fechou em 3/6, 6/3 e 4/1. A partida durou 1 hora e 36 minutos.
No primeiro set, Fonseca teve mais dificuldade de entrar no jogo, com Shapovalov errando muito pouco. O brasileiro conseguiu uma quebra logo no game inicial, mas depois sofreu duas quebras seguidas, deixando o adversário abrir uma vantagem de 4/1 e administrando a dianteira para fechar a parcial.
Post relacionados
No segundo set, o jogo virou. O canadense baixou um pouco a intensidade, enquanto Fonseca melhorou muito, jogando mais agressivo e pressionando o saque do adversário. O brasileiro conseguiu uma quebra logo no começo, que o canadense devolveu. Logo na sequência, Fonseca quebrou de novo o saque do rival e confirmou seu serviço para fechar o set.
Na terceira parcial, Fonseca entrou muito bem, conseguindo uma quebra logo no início e uma segunda quebra quando o jogo estava em 3/1. Nesse momento, Shapovalov desistiu da partida sem nenhuma lesão ou explicação, saindo vaiado pela torcida.
Na semifinal, Fonseca vai enfrentar o espanhol Jaume Munar, que venceu o canadense Felix Aliassime por abandono hoje. Aliassime desistiu da partida depois do espanhol ter ganho o primeiro set por 6/3.
Será a primeira vez que Fonseca enfrenta Munar, que é o número 42 do mundo e tem como melhor ranking da carreira a posição 37, atingida mês passado.
Fonseca veio de uma boa vitória na estreia da Basileia contra Giovanni Perricard, o número 37 do mundo e considerado o melhor sacador do circuito. Na segunda rodada, ele ganhou por W.O., com a desistência de última hora de Jakub Mensik.
Com a vitória, Fonseca está subindo provisoriamente para a posição 39 do ranking ATP, um salto de 7 posições. Curiosamente, Fonseca está aparecendo uma posição atrás do americano Learner Tien, um antigo rival do brasileiro desde os tempos do juvenil.









