Learner Tien, o número 28 do mundo, derrotou de virada o norueguês Nicolai Kjaer na fase de grupos do NextGen Finals, garantindo sua vaga para a semifinal do torneio, que reúne os oito melhores tenistas da temporada com menos de 21 anos.
O americano, principal favorito da competição, venceu por três sets a um, com parciais de 3/4, 4/1, 4/2 e 4/2.
Tien se classificou para a semifinal por uma margem muito pequena. Para se classificar, ele precisava ganhar o jogo em 4 sets ou menos. Se ganhasse em 5 sets, o espanhol Rafael Jodar teria ultrapassado Tien por saldo de sets, ocupando sua vaga.
CONTINUE LENDO
Depois da partida, Tien disse que sabia da matemática do jogo que ele precisava para ganhar. Questinado se ele ficou preocupado depois de perder o primeiro set, ele disse que não. “Esse é um formato longo, os sets passam rápido. Acho que saquei bem na partida. Ele jogou um bom tie-break. Mas nao senti que eu joguei um set ruim,” disse ele.
Tien disse que acha que está melhorando ao longo do torneio. “Acho que estou me ajustando a quadra, as condições e os diferentes formatos. Dia após dia estou ficando um pouco melhor.”
Apesar da derrota, Kjaer também se classificou para a semifinal do NextGen Finals, já que ele havia vencido as duas primeiras partidas que disputou na fase de grupos. Os eliminados foram os espanhóis Rafael Jodar, que ganhou duas partidas e perdeu uma, e Martin Landaluce, que perdeu os três jogos.











