Thomaz Bellucci — o ex-tenista que foi número 21 do mundo em seu auge — acha que João Fonseca vai incomodar os líderes do ranking, Carlos Alcaraz e Jannik Sinner.
Aos 19 anos, Fonseca já é o 24 do ranking ATP e está muito perto de passar o recorde de Bellucci, tornando-se o segundo brasileiro da história melhor ranqueado.
Numa entrevista a Folha de São Paulo, Bellucci disse que apesar do ranking Fonseca já está uma prateleira acima dele — e deve conseguir fazer frente a Alcaraz e Sinner já em 2026.
CONTINUE LENDO
“Nível técnico ele já tem para isso, não tenho dúvida. Não o vejo mais aquém para enfrentar um [Carlos] Alcaraz, um [Jannik] Sinner ou o próprio [Novak] Djokovic,” disse ele.
“Logicamente, esses jogadores ainda estão um patamar acima, mas aos poucos essa diferença vai diminuindo. O ano que vem será um ano de consolidação. Não vejo por que ele não conseguir enfrentar e até ganhar desses jogadores do topo.”
Bellucci disse ainda que a temporada de 2025 foi o “batismo de fogo” de Fonseca.
“Foi a primeira temporada completa que ele jogou nos maiores torneios do mundo, não é fácil. Ele é um garoto que está muito acima do normal, já passou o pior.”
No ano, Fonseca saltou mais de 100 posições, terminando como 24 do mundo, e conquistou dois títulos ATP, em Buenos Aires e na Basileia.
“O jogo dele evoluiu como um todo. Ele é um jogador completo, não tem muito buraco. Tem o tempo a seu favor para encontrar a maneira correta de usar suas ferramentas,” disse Bellucci.
“É a velocidade com que ele consegue bater na bola que o diferencia. Tem um arsenal de golpes que poucos têm no circuito hoje em dia.”











