Nos últimos dois anos, os Grand Slams têm sido dominados por apenas dois tenistas: o espanhol Carlos Alcaraz e o italiano Jannik Sinner.
Os números 1 e 2 do mundo, respectivamente, tem se revezado nas conquistas desses torneios — e a temporada de 2025 foi um exemplo claro disso.
Enquanto Sinner foi campeão do Australian Open e de Wimbledon, Alcaraz levou o troféu de Roland Garros e do US Open.
CONTINUE LENDO
Apesar dessa dominância impressionante, o site espanhol Punto De Break publicou uma matéria hoje elegendo cinco potenciais novos campeões de Majors em 2026z
O destaque da lista: o brasileiro João Fonseca, de apenas 19 anos e número 29 do ranking ATP.
Confira abaixo a lista elaborado pelo Punto De Break.
Alexander Zverev (#3 ATP):
O site espanhol diz que “todos os anos parecemos contar a mesma história, mas é difícil vislumbrar um contemporâneo, excluindo Alcaraz e Sinner, que seja tão constante e regular ao longo de toda a temporada como Zverev.”
“Seu papel parece tornar-se cada vez mais limitado, mas seus golpes lhe garantem mais uma vez um lugar nesta categoria, embora ele precise demonstrar sua fome de vitória e um renovado estado físico ao longo da gira australiana.”
Ben Shelton (#8 ATP):
O site nota que Ben Shelton evoluiu muito em 2025 e merece estar na lista por sua “ousadia, personalidade e valentia.”
“Sua evolução em muitos aspectos do jogo é evidente, embora ainda existam áreas nas quais a margem de melhora é enorme,” diz o site. “Sua capacidade de trabalhar o jogo de transição e ter mais planos além de resolver os pontos em dois ou três golpes são os aspectos que o limitam, mas sua idade, explosividade e caráter fazem dele alguém a ser sempre muito considerado.”
Alex de Minaur (#6 ATP):
Sobre De Minaur, o site Punto de Break diz que sua “fé e crença em si mesmo parecem limitá-lo nas grandes competições mais do que o próprio jogo.”
“Mas se falamos de regularidade, preparo físico e consistência, poucos (além de Jannik e Carlos) suportam melhor do que ele as exigências de um Grand Slam,” diz o site.
Casper Ruud (#12 ATP)
Casper Ruud já chegou a três finais de Grand Slam, duas no saibro de Roland Garros, seu piso preferido.
“Se ele mostrar, em uma semana importante, o nível de jogo que exibiu em semanas como Madrid ou Estocolmo em 2025, especialmente em Roland Garros (onde poucos especialistas no saibro têm tanto peso no circuito), talvez ele encontre tardiamente aquilo a que esteve tão perto há três temporadas.”
João Fonseca (#29 ATP)
Por fim, o site espanhol elege o brasileiro João Fonseca como candidato a um Grand Slam, dizendo de cara que sabe que alguns vão criticar essa escolha.
“Mas não existe nenhum jogador mais jovem que os atuais dominadores que tenha mostrado um teto tão descomunal quanto o brasileiro. Suportar a pressão de ir longe em um Slam é uma matéria ainda pendente, mas sua evolução lembra a de Carlos Alcaraz em 2021… e já sabemos o que aconteceu no ano seguinte,” diz o site.
“Acontecerá o mesmo com Fonseca? Pelo duopólio instaurado, diferentemente de 2022 vivido por Alcaraz (um momento muito mais de transição), parece quase impensável… mas, às vezes, os maiores talentos não entendem de tempo de maturação e rompem os limites da lógica. Se é preciso incluir um candidato inesperado, que seja ao menos alguém que aponte a integrar o grupo de favoritos no longo prazo.”











