João Fonseca será um dos cabeças de chave do Australian Open deste ano, garantindo essa posição num Grand Slam pela primeira vez em sua carreira e fazendo história para o tênis brasileiro.
Fonseca é hoje o número 29 do mundo, depois de ter perdido cinco posições na atualização desta segunda-feira.
Com a desistência do ATP 250 de Brisbane, sua posição como cabeça de chave do Australian Open estava em risco, mas Fonseca contou com a sorte. Diversos tenistas que podiam ultrapassá-lo perderam precocemente em Brisbane. É o caso de Valentin Vacherot, Tomas Machac e Ugo Humbert.
CONTINUE LENDO
Hoje, só três tenistas podem ultrapassar Fonseca: os americanos Frances Tiafoe e Brandon Nakashima, que estão disputando o ATP de Brisbane; e o grego Stefanos Tsitsipas, que está jogando a United Cup.
No pior cenário, ele cairia para a posição 32. Mas Fonseca ainda tem uma folga, já que dois tenistas à frente dele no ranking (Holger Rune e Jack Draper) já desistiram do Australian Open.
O maior benefício de ser cabeça de chave é não ter que enfrentar nenhum dos outros cabeças de chave nas duas primeiras rodadas, o que aumenta as chances de avançar mais no torneio. Numa eventual terceira rodada, no entanto, é muito provável que Fonseca enfrente um dos oito favoritos, podendo pegar inclusive Carlos Alcaraz ou Jannik Sinner.











