João Fonseca vai estrear hoje no ATP 250 de Buenos Aires, onde o brasileiro de 19 anos defende o seu título do ano passado.
Logo na estreia, Fonseca terá um adversário difícil e experiente no circuito: o chileno Alejandro Tabilo, número 71 do ranking ATP.
Mas quem é Tabilo? Qual seu retrospecto contra Fonseca?
CONTINUE LENDO
O chileno tem 27 anos e é um dos tenistas mais sólidos de seu país. Apesar de seu ranking atual não ser tão alto, Tabilo já foi o número 19 do mundo em seu auge, em 2024. De lá para cá, oscilou um pouco, mas ainda se mantém como um adversário extremamente complicado.
Tabilo nasceu em Toronto, no Canadá, em 2 de junho de 1997, mas ele é filho de um casal de chilenos e sempre jogou pelo Chile no circuito profissional.
O tenista começou sua carreira jogando torneios de nível Challenger, onde conquistou seis títulos ao longo de carreira, mas logo se firmou no circuito ATP, onde ele já conquistou três títulos.
O salto na carreira veio principalmente a partir de 2023 e, sobretudo, em 2024, quando passou a figurar com frequência em fases finais de torneios ATP.
Estilo de jogo
Canhoto, Tabilo tem como principais armas o saque potente e um jogo agressivo de fundo de quadra. Ele costuma se sentir confortável no saibro, superfície em que consegue usar variações e alongar trocas, explorando a consistência física.
Tabilo é um tenista que não se intimida com grandes partidas, sendo um dos poucos tenistas do circuito que tem um retrospecto positivo contra Novak Djokovic.
Tabilo venceu o sérvio em dois dos três confrontos que eles tiveram. As duas vitórias foram no Masters 1000 de Roma em 2024 e no Masters 1000 de Monte Carlo em 2025. Em 2025, Djokovic conseguiu sua única vitória contra o chileno no ATP 250 de Atenas.
Além de Tabilo, só o italiano Jannik Sinner e o australiano Nick Kyrgios tem um retrospecto positivo contra Djokovic.
Retrospecto contra Fonseca
Contra João Fonseca, o retrospecto de Tabilo também é positivo. Os dois tenistas já se enfrentaram uma vez no circuito antes, e o chileno levou a melhor.
O duelo aconteceu nas quartas de final do ATP 250 de Bucareste de 2024, que também é disputado no piso de saibro.
Tabilo venceu de virada por 4/6, 7/6 (5) e 6/4 numa partida que foi muito equilibrada e decidida nos detalhes.









