Bia Haddad vai estrear no Australian Open contra uma tenista vinda das qualificatórias: a argentina Julia Riera, de apenas 22 anos e número 143 do ranking WTA.
Será o primeiro confronto entre as duas no simples, mas elas já se enfrentaram antes nas duplas.
No recente confronto entre Brasil e Argentina na Billie Jean King Cup, Bia e Carolina Meligeni venceram a partida de duplas contra Riera e Jazmin Ortenzi.
As estatísticas jogam a favor de Bia. A brasileira — número 16 do mundo — ganhou 75 partidas que disputou contra tenistas vindas das qualificatórias e perdeu apenas 16. Nos últimos cinco confrontos nesta condição, ela ganhou todos.
Se vencer a partida, Bia vai enfrentar na segunda rodada a vencedora da partida entre a chinesa Saisai Zheng e a russa Erika Andreeva.
Já na terceira rodada, a brasileira terá um desafio maior. A adversária mais provável é a britânica Katie Boulter, número 22 do mundo e que venceu três das quatro partidas disputadas contra Bia.
No último confronto entre as duas, no entanto, Bia levou a melhor, vencendo a britânica no ATP de Ningbo do ano passado.
Nas oitavas, as adversárias mais prováveis de Bia são a italiana Jasmine Paolini e a ucraniana Elina Svitolina. Nas quartas, a brasileira pode enfrentar a cazaque Elena Rybakina e as americanas Danielle Collins e Madison Keys.