Encerrando uma sequência de 14 vitórias consecutivas, João Fonseca foi derrotado na segunda rodada do Australian Open.
O brasileiro — número 112 do mundo — perdeu para o italiano Lorenzo Sonego, número 55 do ranking.
A partida durou mais de 3 horas e fechou em 6/7 (5), 6/3, 6/1, 3/6 e 6/3.
O jogo começou extremamente disputado, com nenhuma quebra no primeiro set e a decisão vindo no tie-break.
No segundo e terceiro sets, no entanto, Fonseca baixou o nível, tendo dificuldade para se encontrar na partida e deixando o italiano impor o ritmo do jogo.
No quarto set, Fonseca voltou a sua forma original, conseguindo uma quebra logo no início e abrindo uma vantagem de 3/0. O brasileiro conseguiu administrar a dianteira para fechar a parcial.
O set decisivo começou disputado, mas Sonego conseguiu uma quebra no oitavo game e manteve a vantagem para vencer a partida.
A derrota encerra a primeira participação de Fonseca numa chave principal de Grand Slam — e marca uma campanha histórica para um jovem de apenas 18 anos.
Fonseca teve que furar as qualificatórias do torneio, ganhando três partidas. Na primeira rodada da chave principal, o brasileiro venceu o número 9 do mundo, Andrey Rublev, jogando muito bem e vencendo em sets diretos.
Fonseca vinha de dois títulos. Ele ganhou o Next Gen Finals no final de dezembro e venceu o Challenger 125 de Camberra no início deste mês.
Com o resultado no Australian Open, Fonseca está acumulando 80 pontos e subindo 15 posições, tornando-se o número 97 do mundo, o melhor ranking de sua carreira.