João Fonseca perdeu sua partida de estreia no Masters 1000 de Toronto, perdendo para o australiano Tristan Schoolkate, que veio das qualificatórias.
Fonseca — o número 49 do mundo — perdeu para o 103 do ranking em sets diretos, com parciais de 7/6 (5) e 6/4. A partida durou pouco mais de 1 hora e 30 minutos.
O primeiro set foi bem equilibrado, com nenhuma quebra e os dois tenistas sacando muito bem e conseguindo definir seus games no serviço. A parcial foi definida no tie-break, onde Schoolkate levou a melhor.
Já no segundo set, o australiano conseguiu uma quebra logo no início e administrou a vantagem para fechar a partida.
Fonseca estava há 24 dias sem disputar nenhum torneio e pareceu fora de ritmo na partida de hoje. Ele estava um pouco lento, com dificuldades nas devoluções do saque do australiano, e errando muito.
Na segunda rodada, Schoolkate vai enfrentar o italiano Matteo Arnaldi, número 44 do mundo e que teve um bye na primeira rodada por ser um dos cabeças de chave.
Essa foi a primeira participação de Fonseca no Masters de Toronto. Em torneios desta categoria, a melhor campanha de Fonseca até agora foi no Miami Open, onde ele chegou até a terceira rodada.
Nos Grand Slams, o brasileiro também teve a terceira rodada como melhor resultado (no Roland Garros e Wimbledon deste ano).
Fonseca tinha 75 pontos a defender esta semana, de seu título no Challenger de Lexington no ano passado. Com a derrota de hoje, ele defendeu apenas 10 pontos, da primeira rodada, e deve cair no ranking na próxima atualização.