Ben Shelton venceu Taylor Fritz na semifinal do Masters 1000 de Toronto, garantindo uma vaga na sua primeira final de um torneio deste nível.
O americano — número 7 do mundo — venceu o quarto do ranking em sets diretos, com parciais de 6/4 e 6/3. A partida durou 1 hora e 18 minutos.
Foi a segunda vez que os dois tenistas se enfrentaram. No primeiro duelo, em Indian Wells no ano passado, Fritz levou a melhor.
A campanha é histórica para Shelton, que aos 22 anos ainda não tinha chegado sequer a uma semifinal de Masters. O americano tem dois títulos ATP, o do ATP 500 de Tóquio de 2023 e o do ATP 250 de Houston no ano passado.
Essa será a quinta final da carreira de Shelton e a segunda nesta temporada.
Na final, o americano vai enfrentar o russo Karen Khachanov, número 16 do mundo e que derrotou Alexander Zverev na semifinal, salvando um match-point na partida. O russo venceu por dois sets a um, com parciais de 6/3, 4/6 e 7/6 (4), numa partida que durou quase 3 horas.
Shelton e Khachanov se enfrentaram apenas uma vez, em Indian Wells deste ano, com o americano levando a melhor.
Khachanov já tem um título de Masters — em Paris em 2018 —, mas desde então nunca mais havia disputado uma final deste nível.