João Fonseca vai atingir nesta segunda o melhor ranking de sua carreira, subindo oito posições depois de sua campanha no Masters 1000 de Cincinnati.
O brasileiro conseguiu duas vitórias no torneio, avançando até a terceira rodada, o que lhe rendeu 50 pontos no ranking, elevando sua pontuação para 1.095.
Com isso, o brasileiro vai se tornar o número 44 do mundo, três posições acima de sua melhor marca anterior. Ele também vai igualar a marca de Flávio Saretta, que foi 44 do mundo em setembro de 2003.
Na história, Fonseca vai virar o 13º melhor do Brasil, tanto entre homens quanto mulheres. Só entre homens, ele será o nono junto com Saretta numa tabela que é liderada por Gustavo Kuerten, único número 1 do mundo brasileiro em simples.
No US Open, que começa no dia 24, Fonseca terá a oportunidade de subir ainda mais no ranking. Ele tem apenas 16 pontos a defender do ano passado, quando ele parou na última rodada das qualificatórias, e já vai ganhar 10 pontos pela primeira rodada.
Se avançar para a segunda rodada, ele já ganha 50 pontos, podendo subir algumas posições. O sorteio da chave principal está marcado para quinta-feira.